Começar algo novo nunca é tarefa fácil. Principalmente quando envolve a ideia de “negócios” e “dinheiro”. Além disso, muitas vezes por falta de informações, as pessoas deixam de aproveitar grandes oportunidades.
Atualmente, em Portugal, já existem apoios ao empreendedorismo jovem, seja a nível financeiro, fiscal, técnico ou jurisdicional.
O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) promove um conjunto de programas e iniciativas com vista no apoio a novos negócios. Alguns programas e iniciativas são:
- StartUP Voucher: É uma iniciativa criada com o objetivo de dinamizar o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia. Esta edição da StarUp Voucher busca incentivar as startups na aceleração do seu crescimento, e possui condições que devem ser obedecidas, como por exemplo, os projetos devem ser promovidos por jovens entre os 18 e os 35 anos, devem ser de nacionalidade portuguesa ou residir em Portugal e não podem estar a beneficiar de nenhuma outra bolsa. Esse programa tem a duração mínima de 4 meses e máxima de 12 meses. Além da atribuição de uma bolsa mensal de 691,70 euros.
- Vale Incubação: Esta medida tem como objetivo conceder apoios a projetos simplificados de empresas com menos de um ano na área do empreendedorismo, através da contratação de serviços de incubação prestados por incubadoras de empresas previamente acreditadas. São beneficiárias desta medida micro e pequenas empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica. Este apoio oferece um incentivo não reembolsável (INR) 75% com limite de 7.500 euros.
- StartUP Portugal é uma estratégia do Governo que se destina a apoiar o empreendedorismo jovem e assegurar a longevidade das empresas já criadas e foca-se em três eixos: ecossistema, financiamento e internacionalização. Atualmente, a StartUp Portugal promove o Programa de Apoio à Criação do Próprio Emprego:
MICROINVEST: Oferece apoios para a criação do próprio emprego, até 20 mil euros;
INVEST+: Oferece apoios até 95% de 100 mil euros para negócios empreendidos por desempregados;
MEDIDA INVESTE JOVEM: Promove a criação de empresas por jovens desempregados. Oferece apoio financeiro ao investimento, à criação do próprio emprego e apoio técnico.
A StartUP Portugal foi responsável pela implementação de programas como o StartUP Visa e o StartUP Voucer, geridos pelo IAPMEI.
- StartUP Visa: É um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal, com a vista à concessão de visto de residência ou autorização de residência para imigrantes empreendedores, o qual se rege por regulamento próprio (Despacho nº 4/2018).
Além desses programas supracitados, há também o Portugal 2020, que originou uma nova forma de financiamento no Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo Qualificado. Esse programa se destina a criação de empresas que desenvolvam atividades em setores com fortes dinâmicas de crescimento, incluindo as integradas em indústrias criativas e culturais, e/ou setores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento. Os beneficiários podem ser de que qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, criadas há menos de 2 anos. Essas empresas devem apresentar um mínimo de despesa elegível de 50 mil euros e máximo de 1,5 milhões de euros.
Abaixo segue link do IAPMEI para mais informações: https://www.iapmei.pt/