Uma pergunta que sempre recebemos daqueles que podem e pretendem vir para Portugal com o visto D7 (para aposentados e portadores de rendimentos próprios) é se eles poderão trabalhar, desenvolver alguma atividade profissional em Portugal.
E a resposta é: SIM
O visto D7 obtido nos consulados portugueses, conduz à Autorização de residência, a qual permitirá a residência legal em Portugal.
Na lei não há qualquer limitação quanto ao exercício de atividade profissional, seja qual for sua modalidade, portanto, caso o requerente tenha interesse, deverá indicar isto na entrevista do SEF de modo que a informação conste no seu documento.
Caso no seu cartão não conste qualquer informação ou caso tenha a informação “exercício de atividade profissional depende de comunicação prévia ao SEF”, não se preocupe. Quando abrir sua atividade ou for contratado deverá comunicar ao SEF, e na renovação do seu título de residência deve levar os respectivos comprovantes da atividade laboral, de modo que a informação de “Permite atividade profissional” conste no seu cartão.